6 razões para escolher Android em vez de iPhone!

Se estás indeciso entre sistemas operativos, eis alguns fatores que podem ajudar.

Queres mais opções e funcionalidades

Sendo que o Android não está "agarrado" a nenhuma fabricante, podes encontrar todo o tipo de designs, tamanhos, cores, especificações e preços. Desta forma, há uma grande possibilidade de encontrares o que precisas no mundo Android.

Desde equipamentos mais modestos como o OnePlus Nord 2 a topos de gama como o Oppo Find X5 Pro, as fabricantes Android tem muito por onde escolher. Nos últimos dois anos, até mesmo os formatos ganharam variedade, com os equipamentos dobráveis como o Galazy Z Flip ou Z Fold.

Adicionalmente, equipamentos Android contém opções como Always On Display, carregamento sem fios inverso, sensores de impressão digital, entrada jack 3.5 e multitarefas em ecrã dividido, funções inexistentes nos iPhone.

Um carregador para tudo

A porta de carregamento USB-C está pouco a pouco a tornar-se a norma, substituindo o micro USB. Até mesmo a Apple já introduziu essa entrada na maioria dos iPads e MacBooks.

Contudo, o iPhone continua a precisar de Lightning. Desta forma, com um telemóvel Android, o teu cabo e adaptador USB-C pode servir também para carregar  o teu tablet, computador, ou auscultadores/caixa de auriculares.

Além disso, temos as velocidades de carregamento crescentes. Atualmente, fabricantes como a Oppo e Xiaomi já disponibilizam carregamentos a mais de 50W, que carregam baterias dos 0 aos 100% em menos de uma hora.

Photo by Markus Winkler / Unsplash

Mais opções de armazenamento

Nem todos os utilizadores fazem uso do armazenamento na nuvem. Nesse sentido, um equipamento Android com expansão por cartão de memória continua a ser uma boa opção.

Falando nisso, o iCloud da Apple oferece-te apenas 5G gratuitos, enquanto que o Google Drive oferece 15 GB. Além disso, os iPhones não aceitam cartões de memória. Caso queiras mais espaço tens duas opções: compras um iPhone com mais armazenamento ou subscreves ao iCloud.

Tens um computador com Windows

Falo por experiência, tendo um iPhone e computador Windows. Transferir ficheiros de um iPhone para PC Windows pode tornar-se frustrante, por vezes. Com um telemóvel Android, a transferência de ficheiros é mais fácil, seja por Bluetooth, cabo USB, ou serviços de nuvem.

Adicionalmente, podes usar ferramentas como o Microsoft Phone Link para sincronizar notificações, mensagens e chamadas entre o teu telemóvel Android e PC.

Não queres estar "preso" num ecossistema

A Apple tem um ecossistema muito mais fechado, que obviamente tem as suas vantagens. No entanto, caso queiras ter outros equipamentos que não Apple, talvez escolher Android seja a melhor opção.

Se tiveres um iPhone e quiseres manter-te no ecossistema Apple, prepara-te para investir. Auriculares? AirPods. Coluna inteligente? HomePod. Tablet? iPad. A lista continua.

É importante salientar que não de todo errado optar pelo ecossistema Apple. Vai depender das tuas prioridades. Caso queiras escolha, opta pelo Android.

Queres mais liberdade, controlo e personalização

O Android é um sistema open-source, ou seja, é altamente personalizável, seja por ti ou por programadores. Este sempre foi um dos pontos fortes do Android e um dos argumentos mais utilizados a favor do sistema operativo da Google.

Por exemplo, no Android podes mudar os ícones das apps, bem com o seu tamanho, formato e cor. Podes instalar launchers que podem alterar o teu ecrã inicial por completo, se assim quiseres. Até mesmo o tipo de letra apresentado na interface podes alterar.

A Apple já melhorou bastante a personalização do iOS nos últimos anos, mas continua a ser bastante limitada, em comparação ao Android.

Acima de tudo, escolhe o que é melhor para ti

Não estamos a dizer que deves escolher Android em vez de iPhone, ou vice-versa. O importante aqui a reter é que deves decidir com o máximo de informação possível. Se após uma boa análise conseguires chegar a uma conclusão, óptimo.