7 aplicações para Android que utilizam todo o potencial dos sensores do telemóvel

Vais gostar de conhecer este leque de aplicações!
3 mins de leitura
7 aplicações para Android que utilizam todo o potencial dos sensores do telemóvel
Photo by Rohit Tandon / Unsplash
Publicidade
Publicidade

Os smartphones da atualidade socorrem-se de um conjunto muito vasto de sensores, da mais variada natureza. Nem sempre é fácil extraír todo o potencial deste conjunto que oferece um lote alargado de possibilidades e funcionalidades, como por exemplo o sensor de proximidade do ecrã que desliga o ecrã quando o temos perto da cara ao realizar uma chamada ou o sensor de impressões digitais que fornece um nível mais elevado de segurança no acesso ao telefone, entre tantos outros. Para utilizarmos em pleno o conjunto de informações e potencial dos sensores precisamos de 7 magníficas aplicações que te apresentamos em seguida.

Lux Light Meter Pro

Detetar a intensidade da luz é o principal objetivo desta aplicação. São exibidas informações como o brilho máximo e mínimo do ecrã do telemóvel em diversas unidades de medida. O design desta app é outro dos seus grandes atributos, já que foi concebida à luz da corrente estética Material Design.

Altimeter

Descobrir a altitude a que nos encontramos é o principal argumento desta aplicação. De utilidade redobrada em viagem para locais remotos pode ser utilizada em modo offline nos aviões.

Cardiograph

Monitorizar os batimentos cardíacos é a principal premissa da aplicação Cardiograph. O papel que esta aplicação desempenha é muito idêntico ao realizado por dispositivos médicos, se bem que possam existir desvios face aos valores reais.

Para conseguir determinar certas informações sobre o seu coração basta colocar o dedo na câmara e premir o botão iniciar. Nos equipamentos com sensor destinado ao efeito a aplicação pode socorrer-se deste, o que trará benefícios na fiabilidade dos resultados.

GPS Speedometer

A aplicação GPS Speedometer ajuda a medir a velocidade instantânea em tempo real através da antena GPS do equipamento. Pode ser utilizada em qualquer circunstãncia, seja numa viagem de automóvel, bicicleta, numa descida de esqui ou tantas outras atividades.

Para melhor visualização da velocidade instantânea a aplicação permite o recurso a um útil widget que pode ser colocado no ecrã principal. Esta app permite ainda parametrizar um determinado limite de velocidade e alertar quando o ultrapassamos para evitar multas ou simplesmente não quebrar barreiras em termos de segurança.

Sensors Toolbox

A aplicação Sensors Toolbox funciona como uma importante ferramenta de diagnóstico sobre o funcionamento dos sensores dos smartphones. É particularmente útil quando compramos um telefone usado ou detetamos alguma falha de funcionamento no nosso equipamento.

A informação é exibida através de gráficos, que tornam mais fácil interpretar o funcionamento correto ou erróneo destes componentes. A aplicação avalia sensores como a câmara, GPS, microfone, contador de passos, sensor de inclinação, sensor de luminosidade, entre muitos outros.

Compass

A Compass é uma simples aplicação de GPS que ajuda na navegação e desempenha o mesmo trabalho de uma bússola. Para os navegadores mais experientes permite a interação entre instrumentos como GPS, Norte magnético ou sensores de orientação para nos ajudarem a descobrir ou alcançar determinadas coordenadas.

A Compass oferece ainda informações adicionais como altitude, distância percorrida ou a um determinado ponto e também mostra a longitude e latitude em tempo real. Para os melhores resultados é recomendado seguir as instruções da aplicação para os sensores serem calibrados.

Gravity Screen

A Gravity Screen liga ou desliga automaticamente o seu ecrã através dos sensores do smartphone. É particularmente útil quando temos o telefone no bolso para evitar que o equipamento realize ações indesejadas. Automaticamente a app pode ainda ligar o ecrã do telemóvel quando o retiramos por exemplo do bolso.

Partilhar artigo