8 categorias de apps que deves apagar do teu Android!

Recomendamos que desinstales este tipo de aplicações no teu telemóvel.
Escrito por António Guimarães e
2 mins de leitura
8 categorias de apps que deves apagar do teu Android!
Photo by Azamat E / Unsplash
Publicidade
Publicidade

Ao longo dos anos, é provável que tenhas várias apps acumuladas no teu dispositivo. A maioria de nós utilizadores não limpa com regularidade o seu equipamento de apps inúteis. Esta lista pode ajudar-te a perceber o que está "a mais" no teu telemóvel.

Bloatware (apps pré-instaladas)

Embora já não seja um problema tão grande como nos primórdios dos smartphones, apps pré-instaladas podem ser um incómodo. Por exemplo, a One UI (Samsung) e MIUI (Xiaomi) estão recheadas de apps e serviços que as fabricantes tentam "impingir" aos utilizadores.

Utilidades que já vem incluídas no sistema

Embora já não seja tão comum, havia uma altura em que os equipamentos tinham apps dedicadas a funções básicas como lanterna, leitor de códigos QR, gravação de ecrã, reprodutor de vídeo e muito mais.

Atualmente, as versões mais recentes do Android já incluem todas essas opções embutidas no sistema, eliminando a necessidade de apps dedicadas.

Apps de produtividade obsoletas

As apps da Google são praticamente inevitáveis, durante a utilização de um equipamento Android. Assim sendo, com apps como Gmail, Google Keep, Google Docs, Google Sheets e outras, provavelmente não precisas de apps de terceiros que fazem o mesmo.

Melhoria de desempenho

A acerta altura, apps com nomes como "Performance Booster", "Speed Boost", "RAM Cleaner" eram abundantes na Google Play Store. Estas apps prometem melhorias de desempenho ao otimizar a bateria e reduzir a utilização de RAM.

Todas elas são obsoletas porque as funções prometidas por essas apps já vem embutidas no Android. Além disso, há vários casos dessas apps esconderem software malicioso.

Apps em duplicado

Certamente não precisas de ter duas apps de navegador no telemóvel. Por exemplo, se comprares um equipamento Samsung, vais ter o Google Chrome e o Samsung Internet instalados. Mais vale escolher um navegador.

Redes sociais "viciantes"

Com risco de soar como um "pai galinha", a verdade é que redes sociais consomem imenso do nosso tempo de ecrã. Se tens várias apps de redes sociais instaladas, considera manter-te com apenas uma ou duas. A tua saúde mental vai agradecer, acredita.

Jogos em que já não tocas

Com a quantidade de jogos gratuitos ao teu dispor na Google Play Store, é provável que tenhas vários jogos instalados. Se já não jogas alguns deles há semanas ou meses, mais vale desinstalar.

Apps que já não usas

Uma dica óbvia, mas importante relembrar. Dá uma vista de olhos na lista de apps instaladas no teu equipamento e provavelmente vais encontrar alguma que já não queres.

Partilhar artigo