Afinal, o que é o IMEI do telemóvel?

Sabe o que é o IMEI, o seu propósito e como encontrar.
Escrito por António Guimarães e
1 min de leitura
Afinal, o que é o IMEI do telemóvel?
Publicidade
Publicidade

O IMEI é um código de 15 dígitos que identifica um equipamento numa rede móvel. A sigla significa International Mobile Equipment Identity ou Identidade de Equipamento Móvel Internacional.

Podes considerar o IMEI uma espécie de número de identificação pessoal do teu equipamento. Todos os telemóveis agregados à rede GSM tem um, sendo que os equipamentos da rede CDMA tem um MIED.

Caso queiras saber as diferenças entre GSM e CDMA, vê o nosso artigo explicativo.

Para que serve o IMEI?

Sendo um número de identificação único de um equipamento, o IMEI pode ter vários usos. Em primeiro lugar, em caso de roubo ou perda, a tua operadora pode bloquear o IMEI do equipamento perdido, impedindo a utilização de cartões SIM. (Esse procedimento tem várias nuances sendo que deves consultar a tua operadora).

Em segundo lugar, podes obter informações sobre um equipamento em segunda mão, por exemplo. Ao visitar sites como Imei.info, podes consultar informações como marca e modelo, ano de lançamento e até especificações.

Como saber o IMEI do teu equipamento Android

A maneira mais fácil de saber o IMEI do teu dispositivo é marcar *#06# no mesmo, sendo que irá aparecer de imediato o código de 15 dígitos. Caso o teu equipamento suporte dual-SIM, irão aparecer dois códigos. A mesma informação também está disponível nas Definições > Sobre o telemóvel > IMEI.

Adicionalmente, há equipamentos que tem o IMEI na caixa, na parte traseira ou debaixo da bateria (se for removível) ou mesmo no tabuleiro de cartões SIM.

Partilhar artigo