Android 12 vs Android 13: entende as diferenças!

Vamos entender as diferenças entre as duas versões do sistema operativo.
Escrito por António Guimarães e
2 mins de leitura
Android 12 vs Android 13: entende as diferenças!
Publicidade
Publicidade

O Android 13 deverá ser lançado oficialmente no terceiro trimestre do ano (Q3), por volta de setembro. A nova versão do sistema operativo já vai na terceira Developer Preview, lançada em junho.

Sendo que o Android 12 já trouxe grandes mudanças a nível visual e de privacidade, a pergunta paira: o que o Android 13 trará de novo? Vamos descobrir.

Novo pedido de permissões

No Android 12, a Google introduziu uma panóplia de novas funções em prol da privacidade do utilizador, permitindo um controlo maior do comportamento das apps. No Android 13 teremos Notification Permission Prompts, ou pedido de permissão para notificações.

Utilizadores irão receber um pedido a perguntar se permitem que as apps enviem notificações. Este pedido não era feito por defeito, sendo necessário mexer manualmente nas permissões de app para desativar as notificações. Desta forma, instalar e correr uma app torna-se uma experiência menos frustrante.

Linguagens de aplicação

Por defeito, no Android, a linguagem que escolhes no sistema é a definida para todas as apps, se disponível. Com o Android 13, podes alterar a linguagem exibida em cada aplicação, sem afetar a linguagem de sistema. É importante salientar que as apps precisam de suportar esta opção.

Design dos controlos Media

No Android 12 e o Material You, foi introduzido um novo design no painel de notificações, de acordo com a nova estética do sistema operativo. O Android 13 vai continuar a essa melhoria visual, com imagem do artista no fundo enquanto ouves música, por exemplo.

Novo método de ecrã dividido

Originalmente, o método de utilizar o ecrã dividido requer aceder ao menu de apps recentes, tocar na app desejada e selecionar a opção de ecrã dividido. Agora, com o Android 13, esse processo é mais fácil.

Com novas animações, basta agora um toque prolongado no painel de notificações, deslizar para baixo e entras no modo de ecrã dividido.

Design do painel de notificações

Como podes ver pela imagem, o Android 13 aprimora ligeiramente o visual do painel de notificações, com um ar mais clean.

Android 13 vai representar melhorias nas bases do Android 12

Como seria esperado, o Android 13 não vai representar uma mudança tão drástica como foi do Android 11 para o 12. Ainda assim, é evidente que a futura versão pegou nas funções principais da anterior, melhorando-as ainda mais.

Partilhar artigo