Android 13 vai utilizar tecnologia criada pela Huawei!

Parece que a Huawei ainda tem influência no Android.
Escrito por António Guimarães e
1 min de leitura
Android 13 vai utilizar tecnologia criada pela Huawei!
Photo by Alex Escu / Unsplash
Publicidade
Publicidade

Conforme avança o blog Esper, a Google planeia utilizar no Android 13 um sistema de somente leitura de ficheiros intitulado EROFS (Enhanced Read-Only File System). Esse sistema foi criado pela Huawei, pelo engenheiro Xiang Gao.

A Huawei desenvolveu o sistema EROFS para o núcleo Linux, que compõe a base do Android. Apesar do banimento da Huawei do ecossistema Android, o sistema EROFS tornou-se parte do núcleo Linux, oficialmente a partir da versão 5.4. O sistema EROFS continua então a ser usado pela Huawei e outros fabricantes.

Para que serve o sistema EROFS?

A Google planeia tornar o EROFS o método de somente leitura pré-definido para partições. Por exemplo, a partição de sistema no Android costuma ser de leitura apenas, sendo que a sua compressão é útil para poupar espaço. Contudo, muitos sistemas de compressão tem problemas de desempenho e o EROFS foi criado como alternativa mais eficiente.

No caso do Android 13, este será o método de somente leitura por defeito. O EROFS oferece benefícios como compressão e maior velocidade. Estes benefícios traduzem-se em atualizações mais rápidas e poupança de armazenamento em dispositivos com o Android 13.

Partilhar artigo