O que o Android e Wear OS deveriam copiar do iOS 16 e watchOS 9

Reflito nas funcionalidades únicas apresentadas pela Apple e que seriam bem-vindas ao mundo Android.

Se acompanham o mundo tecnológico e o nosso site irmão, o ifeed, então sabem que ontem a Apple deu a conhecer as novidades do seu iOS 16 e do watchOS 9 para os seus esquipamentos.

Apesar de muitas novidades estarem já disponíveis no ecossistema Android, como a vibração no teclado, a presença de widgets no ecrã de bloqueio, de detalhes do nosso padrão de sono ou as zonas de frequência cardíaca, existem algumas funcionalidades interessantes e que seriam bem-vindas e, neste artigo, digo-te quais.

O que deveria o Android de copiar do iOS 16?

Este ponto não acresce, na verdade, realmente muita coisa ao que já temos em diversas personalizações do sistema Android. Contudo, seria bem-vindo um maior destaque a Portugal no Google Maps, tal e qual como a Apple dará a outras cidades no seu Apple Maps. A própria Google já prometeu isto, mas a espera parece sempre longa no nosso país.

O ponto de destaque da empresa foi a personalização do ecrã de bloqueio, o que parece sugerir planos de a Apple vir a apresentar no seu futuro iPhone a funcionalidade de Always on Display, presente nos equipamento Android desde que o OLED se tornou padrão. Aqui seria bom vermos as fabricantes apostarem em widgets renovados e que ajudem o utilizador a ver a informação logo no ecrã de bloqueio e sem a necessidade de desbloquear o equipamento.

Num outro campo, destaco a possibilidade de se usar fotografias com um efeito de dupla camada, em que o relógio fica por detrás da imagem, assim como mais estilos de relógio para as fabricantes Android que não os tenham. Ainda neste tópico de personalização, adorei ver os widgets animados, onde seria uma mais valia termos a informação do nosso Uber ou Globo diretamente no ecrã de bloqueio e sem a necessidade de desbloquear o equipamento.

Neste sentido seria interessante uma nova abordagem às notificações no ecrã de bloqueio mas que, contudo, não revelem a nossa informação pessoal, ao ocultar o conteúdo sensível.

Por último, adoraria ter uma função de copiar e colar tão robusta como a apresentada pela empresa, em que os seus algoritmos conseguem separar objetos/sujeitos do fundo da fotografia e transportá-lo para outro ambiente.

O que o Wear OS deveria retirar do watchOS 9

Espero que a Google e a Samsung tenham estado a prestar atenção a algumas destas funcionalidades e, sendo que a maioria já está presente em dispositivos da Samsung, por exemplo, vou novamente focar no que não existe no renovado Wear OS 3 e que seria bem-vindo em funções futuras.

Começo, claro, pela centenas de watch faces presentes na plataforma e que acrescentam realmente valor ao equipamento. Apesar de diversas empresas do mundo Android oferecerem bons mostradores de relógio, nem sempre as mesmas estão ao mesmo nível no que toca à mostra de informação.

Relativamente a funcionalidades dou crédito à Apple por ter trazido para um wearable o nosso esquema de medicação. Honestamente, custa-me que nenhuma outra marca se tenha lembrado disso. Estando um relógio  ou pulseira sempre ao nosso alcance, uma simples notificação poderá ser fator crucial para não nos esquecermos de tomar a medicação. Talvez até possibilitar que esta notificação apareça mal o relógio detecte que não estamos a dormir.

E vocês? Quais das funcionalidades apresentadas pela marca gostariam de ver no Android e Wear OS?