Aumenta a performance do teu equipamento enquanto jogas com estas dicas

Temos sete dicas para melhorar e aprimorar a tua experiência de jogo.
Escrito por Diogo Simões e
4 mins de leitura
Aumenta a performance do teu equipamento enquanto jogas com estas dicas
Photo by Onur Binay / Unsplash
Publicidade
Publicidade

Apesar de muitas opções parecerem as mais básicas, algumas das dicas para aumentar a perfomance enquanto jogam conseguem, realmente, fazer a diferença. E, quer estas aconteçam por meio das definições gerais ou nas opções de programador, está na altura de turbinar a tua experiência.

Aumentar a taxa de atualização do ecrã

Manter uma taxa de atualização baixa é segredo, atualmente, para uma bateria mais duradoura. Contudo, uma taxa maior (quer de 90Hz ou de 120Hz) significa uma experiência mais flúida que, nos jogos, se traduz em visuais melhorados ao permitir animações mais suaves.

A maior parte dos equipamentos Android permite escolher a taxa pretendida, sendo que se quiserem manter uma taxa baixa mas usufruir da máxima do vosso equipamento, podem criar uma autonomização no vosso equipamento para que, quando certas aplicações sejam abertas, alterar o refresh rate do vosso ecrã. Podem fazer isto, ou por uma aplicação de rotinas que a vossa marca use (por exemplo, a Samsung tem a Bixby Routines) ou recorrendo a externas, como a popular IFTTT (If This Than That).

Usar uma conexção de internet mais rápida

Nem sempre nos lembrarmos de, quando jogamos, escolher a velocidade mais rápida. Isto torna-se extremamente importante quando jogamos online e o jogo está, constantemente, a trocar dados com um servidor. O mesmo para a atualização de pacotes de um jogo, em que demorará mais tempo.

A escolha será, ou usar uma rede Wi-Fi de 5GHz - que precisa que estejas junto ao router e não numa outra divisão da casa -, ou uma ligação móvel 5G (aqui, atualmente, pode ser subjetivo, já que muitas operadoras colocam ainda limites de velocidade nos seus tarifários).

Desligar o "Foçar 4X MSAA"

Esta opção, disponível no modo de programador, tem por objetivo melhorar a qualidade visual dos jogos. Todavia, isto acaba por ter um impacto na performance geral do jogo no caso do processador não conseguir suportar a definição, resultado em quebras de frames em jogos que os requerem, como Call of Duty, Fortnite ou Apex Legens. Tem ainda um impacto grande na bateria, que drena mais rapidamente.

Uma vez que nem todos os equipamentos suprotam este definição, para a procurar basta:

1º - Ativar o modo de programador em Definições - Acerca do Telefone e carregar sete vezes no Nº de Compilação. Em alguns equipamentos poderão ter de aceder à Informação do Software para encontrar a opção.

2º - Voltar a Definições e carregar em Opções de Programador.

3º Procurar a opção Forçar 4X MSAA ou, se for mais prático, procurar na barra de pesquisa das Definições.

Apagar aplicações e ficheiros que não usam

Se o jogo que usas está constantemente a ser atualizado com pacotes, atualizações ou no envio de informações para um servidor, o espaço ocupado por ficheiros residuais ou aplicações que não usas terão impacto, a longo prazo, na performance do vosso equipamento.

O ideal será, periodicamente, fazer uma verificação de ficheiros residuais, de ficheiros que possamos ter transferido ou de aplicações que não usamos. É fácil de perceber tudo isto ao acedermos a Definições - Armazenamento.

Ativar o Dolby Atmos

Atualmente presente na grande maioria dos equipamentos, o Dolby Atmos melhora a qualidade do som, com um modo específico para jogos.

A definição, para equipamentos que a suportem, encontra-se na aba de Som e Vibração. Aqui podemos escolher, ou um modo automático, ou os modos já padronizados.

Usar o modo jogo

Também disponibilizada pela grande maioria das fabricantes está o "Modo Jogo". Esta função, para além de bloquear ou silenciar notificações e chamadas, permite turbinar algumas das definições, como priorizar o poder de processamento para jogos e suspender aplicações em segundo plano.

No caso de não terem um destes serviços nativos, podem usar a aplicação Game Booster, gratuitamente disponível na PlayStore.

Usar acessórios

Apesar de não ter impacto direto na performance, o uso de um comando externo não só ajuda a melhorar o campo de visão do jogador, como acaba por provocar menos aquecimento no dispositivo por o jogador apoiar as suas mãos no controlo. O mesmo para a necessidade do jogador evitar de tocar no ecrã e de esse input afetar a bateria gasta pelo ecrã.

Partilhar artigo