Apple está tramada: carregador USB-C vai ser obrigatório na Europa!

Todas as fabricantes vão ter de se adaptar à nova norma europeia.

Há mais de 10 anos que a Comissão Europeia perseguia este objetivo. A partir de 2024, todos os equipamentos visados telemóveis, tablets e câmaras terão de utilizar USB-C na porta de carregamento.

O acordo foi fechado na terça entre o Parlamento Europeu e os Estados-membros. Thierry Breton, comissário europeu, afirma que esta medida trará cerca de 250 milhões de euros em poupanças para os consumidores. Adicionalmente, é pretenso que a inovação em novas tecnologias deixe de ser um inconveniente para os utilizadores.

Apesar da medida mencionar telemóveis, tablets e câmaras, computadores pessoais também estão contemplados. No entanto, para computadores pessoais, existe um prazo de 40 meses para adaptação após a entrada em vigor da nova legislação.

O Parlamento e o Conselho da UE irão ainda aprovar oficialmente a medida antes de a publicar no Jornal Oficial da UE. Aquando dessa publicação, a medida entrará em ação após 20 dias, aplicadas começando no outono de 2024.

Então... e a Apple?

É certo e sabido que a Apple é, provavelmente, a empresa que mais lutou contra uma medida universal de carregamento. Até hoje, a empresa teima em manter a entrada Lightning nos seus iPhones, apesar da maioria dos equipamentos restantes da marca suportarem USB-C.

O caricato é que os carregadores de iPhone atualmente utilizam USB-C, mas apenas na ponta que entra no transformador de tomada. Seja como for, a partir de 2024, a Apple é obrigada a abandonar o Lightning. Talvez seja desta que passam para um iPhone completamente sem fios, com carregamento exclusivamente por wireless.