ColorOS 13: Android 13 e novas funcionalidades marcam a próxima skin da Oppo

Esta versão mostra que a empresa está empenhada em entregar o Android 13 aos utilizadores dos seus dispositivos.
3 mins de leitura
ColorOS 13: Android 13 e novas funcionalidades marcam a próxima skin da Oppo
Publicidade
Publicidade

A Oppo tem estado a trabalhar na próxima atualização do ColorOS, a personalização baseada em Android para os smartphones da empresa. A nova versão, ColorOS 13, tira partido das principais características do Android 13, potenciando-as, e incorpora o design e recursos exclusivos da Oppo. Esta é uma reformulação do software habitual, sempre que uma nova versão do sistema operativo da Google é lançada.

Principais novidades do ColorOS 13

De acordo com a Oppo, a mudança mais significativa no ColorOS 13 é o novo design Aquamórfico, que a empresa diz ser “inspirado na mudança de cor da luz entre o nascer e o pôr do sol, ao nível do mar”. É difícil notar essas alterações após a atualização do software, porque se trata de uma combinação de efeitos de animação e elementos que preenchem os espaços da interface de utilizador de forma natural. As cores têm agora um maior contraste e as pastas do ecrã inicial podem ter novos tamanhos, permitindo a abertura das aplicações de forma direta.

A Oppo redesenhou também o Centro de Controlo e alterou o tamanho de vários elementos. O novo layout adapta-se ao modo paisagem e permite ajustar o volume, alternar entre dispositivos de reprodução, etc. No ecrã inicial, os widgets podem agora ser agrupados e editados pelo utilizador, facilitando a organização do espaço.

O Always-On Display foi melhorado e recebeu algumas novidades. Em comparação com a versão mais antiga, tem uma hierarquia de menu reduzida, o que facilita o acesso dos utilizadores à informação de que necessitam. Além disso, disponibiliza mais informações no ecrã bloqueado com um menor consumo de energia e possui integração com apps como o Spotify, para que possas controlar a música que ouves sem ter de desbloquear o ecrã.

No que diz respeito a funcionalidades exclusivas da Oppo, destacamos o Oppo Multi-Screen Connect, uma funcionalidade que liga os dispositivos móveis ao PC, e que foi agora melhorada no ColorOS 13. É possível abrir três apps ao mesmo tempo e editar ficheiros no computador sem ter de os transferir.

A Oppo introduziu ainda algumas funcionalidades que aumentam a segurança e privacidade do sistema. O Kid Space será uma ajuda imprescindível para os utilizadores que têm crianças, uma vez que ajusta várias configurações do dispositivo com vista à sua proteção. Quando o Kid Space for ligado, o modo de conforto ocular é automaticamente ativado. Com esta funcionalidade, o sistema emitirá também lembretes em situações onde a criança esteja a usar o dispositivo num ambiente demasiado escuro, tenha de melhorar a sua postura, esteja demasiado próxima do ecrã.

A informação presente em capturas de ecrã pode ser escondida através de uma nova funcionalidade chamada Auto Pixelate. O utilizador pode aceder a esta funcionalidade sempre que editar a imagem guardada no álbum de fotografias. O Auto Pixelate consegue identificar as informações sensíveis que não queremos partilhar, através de um reconhecimento inteligente feito localmente, e, desta forma, não comprometer a privacidade dos utilizadores.

Previsão de lançamento do ColorOS 13

A Oppo confirmou que o ColorOS 13 deverá chegar ao Oppo Find X5 e Find X5 Pro até ao final de agosto. Contudo, os utilizadores de outros modelos da marca terão de esperar um pouco mais até poderem atualizar os seus dispositivos. Espera-se que outros modelos como o Find X3 Pro e o Reno 8 Pro 5G comecem a receber a atualização em setembro e que mais de 60 aparelhos tenham sido atualizados para o ColorOS 13 até março do próximo ano.

Partilhar artigo