Como desabilitar as atualizações automáticas de aplicações?

Fica a saber como podes controlar as atualizações automáticas das tuas aplicações Android.
Escrito por Diogo Simões e
2 mins de leitura
Como desabilitar as atualizações automáticas de aplicações?
Photo by Mika Baumeister / Unsplash
Publicidade
Publicidade

Apesar da PlayStore estar longe de oferecer a fabulosa funcionalidade que existia no antigo Android Market, com a capacidade de descarregar várias aplicações em simultâneo, esta oferece a possibilidade de atualizar automaticamente as nossas aplicações.

Isto consegue ser útil, especialmente para os que não vivem obcecados com atualizações ou, simplesmente, se esquecem de verificar se as têm. Todavia, isto pode ser uma dor de cabeça quando queremos manter uma versão de determinada aplicação ou, simplesmente, controlarmos os nossos dados móveis ou largura de banda no nosso Wi-Fi de casa.

A pensar nisto, preparámos este guia simples e rápido de como podem desabilitar esta funcionalidade, quer para todas as aplicações, quer  individualmente.

Desabilitar as atualizações automáticas

Para desabilitar as atualizações gerais automáticas, basta:

1- Abrir a PlayStore e carregar na nossa foto de perfil.

2 - Abrir as Definições e selecionar a opção Preferências de rede e selecionar Atualizar apps automaticamente.

É nesta nova janela que podemos selecionar a opção de não só não atualizar automaticamente as aplicações, como escolher se queremos que as mesmas atualizem com dados móveis. Algo importante quando os temos limitados.

Como desabilitar a atualização automática em aplicações específicas?

Apesar de os passos a seguir serem maiores, é igualmente fácil de desabilitar as atualizações nas aplicações que queremos.

1- Abrir a PlayStore e carregar na fotografia do nosso perfil.

2 - Abrir Gerir apps e dispositivos e abrir a aba Gerir.

3- Seleciona a aplicação pretendida e, no canto superior direito, desativa a opção Ativ. atual. auto. (Ativar atualizações automáticas).

Esta opção é igualmente útil para as aplicações com atualizações constantes ou maiores e que permitem que, por exemplo ao ligar o Wi-Fi pela manhã, não tenhamos o telemóvel tão lento pela atividade em segundo-plano.

Partilhar artigo