Como desativar o Google Assistant

Descobre como podes desativar o Google Assistant e dos seus benefícios.
Escrito por Diogo Simões e
2 mins de leitura
Como desativar o Google Assistant
Publicidade
Publicidade

O assistente da Google é extremamente poderoso, mas sabemos que isso chega por meio de alguns compromissos que o utilizador faz com a sua privacidade.

A aplicação vem instalada em todos os equipamentos Android e, apesar de não vir ativada de raiz, pode ser difícil de, mais tarde, nos lembrarmos como a desativamos.

Porque poderá ser importante desativar a Assistente?

Apesar de útil, especialmente por ter ganho o suporte ao nosso português há relativamente pouco tempo, nem sempre a usamos ou a mesma não representa a importância que, para outros, tem.

A aplicação, estando ligada, poderá ter impacto no consumo de bateria - especialmente se ativa a opção de identificação de voz -, ou na nossa privacidade. Na verdade, é já amplamente conhecido que, quer a Google, quer a Apple, ouvem os registos gravados dos consumidores para "melhorar os seus serviços".

Como a desativo?

Iremos seguir alguns passos para nos certificarmos de que não só a mesma fica desativa, como apagaremos os identificadores da nossa voz. Para tal, basta:

  1. Abrir a aplicação da Google.
  2. Selecionar o nosso perfil e aceder a "Definições".
  3. Selecionar Assistente Google - OK Google e Voice Match e desativar a funcionalidade.
  4. Retroceder para o menu anterior e ir a Geral. Neste menu desativamos o Assistente Google.

Queres voltar a ativar o Assistente?

Torna-se fácil de voltar a reverter a desativação, sendo que basta, ou fazer os passos contrários aos mencionados, ou de deslizar  num dos cantos do nosso ecrã. A opção aparece e, aí, torna-se fácil de voltar a ativar.

Pode-se, ainda e em alternativa, simplesmente desativar a funcionalidade "OK Google" se procurarmos uma forma de ganhar um bocadinho da nossa privacidade e de evitar mais um processo a correr no fundo.

Partilhar artigo