Fica a par das políticas de atualização de todas as fabricantes Android

Descobre as promessas de todas as fabricantes Android quanto às suas atualizações de sistema e de segurança.
Escrito por Diogo Simões e
5 mins de leitura
Fica a par das políticas de atualização de todas as fabricantes Android
Photo by Guido Coppa / Unsplash
Publicidade
Publicidade

Sempre que chega uma nova versão do sistema operativo Android que a pergunta é a mesma: irei receber? Para utilizadores de outros sistemas, a pergunta pode parecer ridícula, mas com tanta fabricante e uma desfragmentação que, só agora, dá provas de se começar a resolver, ainda não são todas as fabricantes as amigas do consumidor.

Isto é especialmente importante, não só pelo ponto de vista de uma atualização em si e suas melhorias e/ou correções, mas da sustentabilidade e da valorização do dinheiro do consumidor.

Compreender as atualizações

As atualizações podem ser de dois tipos: as atualizações de sistema, que adicionam funcionalidades ou corrigem problemas, ou os famosos patchs de segurança. Estes últimos são os que mais variam, com as empresas a terem calendários mensais, trimestreais e por aí em diante. Estas atualizações são também as mais fáceis de adotar pelas marcas ou da própria Google as distribuir, de alguma forma, pela Google Play Services.

Qual a filosofia de cada marca quanto às atualizações?

Asus

A empresa oferece, usualmente, duas grandes atualizações de sistema operativo (2 anos de SO) e dois anos de atualizações de segurança. A empresa, contudo, é lenta na disponibilização das atualizações, mas tem feito esforços para melhorar isso.

Google

Google Pixel 6
Photo by SCREEN POST / Unsplash

A empresa deu a conhecer aos consumidores que oferecerá três anos de atualização de sistema operativo e cinco anos de atualizações de segurança. Contudo, isto aplica-se somente à gama Pixel 6 e futuras, com as anteriores a receberem três anos para cada tipo de atualização.

Podem saber melhor do cronograma pelo site da própria marca.

Nokia

Photo by FMR / Unsplash

A HMD Global, responsável pela marca Nokia, oferece tipicamente dois anos de atualização de sistema operativo e dois a três anos para atualizações de segurança.

A empresa tinha fama de oferecer atualizações rápidas mas tem falhado na sua capacidade de resposta, pelo que as políticas da mesma poderão variar. O certo é que, como outras fabricantes, podem consultar a informação no site.

Honor

Apesar de, no passado, ter sido da Huawei, a mesma desmembrou-se para continuar a oferecer aos consumidores o ecossistema Android. Com isto, a Honor promete dois anos de atualizações Android e três anos de patchs de segurança.

Motorola

Motorola One Zoom smartphone on a table, next to the Fujifilm XT-3 and a Macbook Pro. Picture by Jonas Leupe (www.brandstof.studio) for Tandem Tech
Photo by Jonas Leupe / Unsplash

Apesar de não ser claro pela empresa, é esperado que os seus equipamentos recebam dois anos de atualização android e dois a três anos de atualizações de segurança. Todavia, para os seus modelos de gama baixa estes, geralmente, recebem somente uma atualização de sistema operativo e até dois anos de atualizações de segurança.

OnePlus

Photo by Shubham Bombarde / Unsplash

A OnePlus promete três anos de atualização e quatro anos de atualização de segurança para os equipamentos topos de gama; dois anos de atualização de SO e três anos de patchs de segurança para a gama Nord e, por fim, um ano de atualização de sistema operativo e dois anos de atualizações de segurança para os Nord N.

Oppo

Photo by Anh Nhat / Unsplash

Semelhante à OnePlus (afinal o sistema é, cada vez mais, semelhante), a Oppo oferece três anos de atualização de SO e quatro anos de patchs. Os modelos de gama média recebem um ano de SO e três anos de patchs de segurança.

Poco

Young man taking selfies with mobile phone
Photo by Onur Binay / Unsplash

Apesar de não ter um compromisso público, a maioria dos equipamentos recebe dois anos de atualizações e de patchs de segurança.

Realme

Realme
Photo by Rohit Morwani / Unsplash

Apesar das irmãs da Realme, a Oppo e a OnePlus, oferecerem uma política mais clara, a empresa costuma oferecer dois anos de sistema operativo e três anos de patchs de segurança.

Redmi

Photo by Benjamin Raffetseder / Unsplash

Esta sub-marca da Xiaomi não tem um compromisso público quanto às atualizações, sendo que o mais esperado é um ano de atualização. Quanto à periocidade das atualizações de segurança tanto podem acontecer mensalmente ou por trimestre.

Samsung

Samsung Galaxy S22 Ultra 5G compare with Galaxy Note 20 Ultra - (Mention @zana_qaradaghy on Instagram while use this photo) Follow on Instagram @zana_qaradaghy
Photo by Zana Latif / Unsplash

Como já indicado por nós, a Samsung é a empresa com a política mais abrangente e com maior longevidade. Para a grande maioria dos equipamentos encontramos quatro anos de atualizações de sistema operativo e cinco anos de patchs de segurança. Atualmente, nenhum equipamento da marca tem menos de três anos de atualizações e de patchs de segurança.

Esta política acontece, quer para modelos da linha S, F, A como para os Galaxy Watch4 e futuros.

Sony

Tirando o novo Xperia 1 IV e futuros, que receberá dois anos de atualizações e três anos de patchs de segurança, os modelos anteriores recebem somente dois anos de atualizações.

TCL

Não oferecendo uma política clara, a empresa oferece até dois anos de atualizações Android, sendo que a empresa varia de acordo com o equipamento/preço, tal e qual as restantes.

Vivo

A Vivo não tem qualquer compromisso quanto a atualizações, mas sabemos que, desde 2021, para equipamentos topos de gama se esperam três anos de atualizações, com os patchs de segurança a existirem para modelos selecionados.

Xiaomi

Xiaomi Mi 11 and Xiaomi Mi 11 Lite 5G
Photo by Đức Trịnh / Unsplash

Confirmado pela empresa, esta promete dois anos de atualizações de segurança, sendo que as de sistema só têm cronograma definido para equipamentos topos de gama, com três anos de atualizações e quatro anos para patchs de segurança.

ZTE

ZTE Nubia Red Magic 6s Pro Hands On - (Mention @zana_qaradaghy on Instagram while use this photo) Follow on Instagram @zana_qaradaghy
Photo by Zana Latif / Unsplash

A empresa é a que menos compromissos tem com o consumidor, não tendo política para atualizações de segurança e, geralmente, disponibiliza só um ano de atualizações de SO.

Partilhar artigo