Google Tensor 2: tudo o que sabemos sobre o próximo chip!

O chip que irá alimentar o vindouro Google Pixel 7.
Escrito por António Guimarães e
1 min de leitura
Google Tensor 2: tudo o que sabemos sobre o próximo chip!
Publicidade
Publicidade

A Google fez algo invulgar na sua conferência I/O 2022, onde já anunciou os vindouros equipamentos Pixel 7 e Pixel 7 Pro, bem como um tablet. Em relação aos Pixel 7, os mesmos serão alimentados pelo Google Tensor 2. Eis o que sabemos sobre esse processador.

O Google Tensor 2, de nome de modelo GS201, será fabricado pela Samsung, tal como o seu antecessor. Trata-se de um processador de 4nm onde os chips serão gravados num formato quadrado ao invés de redondo. Este processo não terá impacto no desempenho sendo uma medida de redução de custos. Afinal, as empresas ainda sofrem com a falta geral de componentes pós-pandemia.

O GS201 deverá manter a mesma configuração de núcleos com 2 grandes, 2 de tamanho normal e 4 pequenos núcleos adicionais, provavelmente Cortex A55s, como o primeiro Tensor. O design dos núcleos principais ainda é desconhecido.

No que toca a ligações o processador será acompanhado novamente por um modem da Samsung, sendo o modelo g5300b. Produção em massa do chip começou em junho.

Equipamentos com Google Tensor 2

Como esperado, o GS201 vai estrear nos vindouros Pixel 7, que devem chegar ainda em 2022. Ainda assim, rumores indicam que a Google pode colocar o Tensor em mais dois equipamentos: o possível Pixel 7a e no Pixel tablet.

Partilhar artigo