O que é a Cache de uma aplicação e como a apagar

Fica a saber o que é a memória cache e como a apagar.
Escrito por Diogo Simões e
2 mins de leitura
O que é a Cache de uma aplicação e como a apagar
Publicidade
Publicidade

Eventualmente, se estás no ecossistema Android há muito tempo, já deves ter ouvido falar na palavra Cache. Frequentemente usada quando uma aplicação apresenta problemas, esta memória armazenada pelas aplicações permite acesso rápido a muito conteúdo, mas também pode tornar falhas mais frequentes ou até, simplesmente, ocupar espaço no nosso equipamento.

O que é a memória Cache?

Sempre que usamos uma aplicação, esta armazena dados. Quer sejam de download quer de pacotes de atualização da mesma, a Cache incluí imagens, scripts e qualquer outra multimédia descarregada. Isto permite tempos de resposta mais rápida por parte das aplicações ou até de um navegador web (que também faz isto).

A limpeza desta memória é fácil de gerenciar e, quer seja numa aplicação, quer no nosso navegador, ensinaremos como tais opções podem ser acedidas.

Porque devo limpar a Cache?

Esta memória, ao longo do tempo, naturalmente que ocupa espaço descomedido nos nossos smartphones. Sendo as aplicações cada vez mais pesadas e o cartão de memória cada vez mais raro de encontrar nos smartphones, espaço de armazenamento torna-se precioso.

Isto é um processo que não deve ser feito propriamente diariamente, mas a cada par de meses poderá ser benéfico. Não só na componente de armazenamento isto importa, mas também quando alguma aplicação apresenta uma qualquer falha e a memória cache poderá ajudar a descortinar o problema ao ser limpa.

Como limpo a memória Cache?

Este processo consegue facilmente ser utilizado em qualquer aplicação. Utilizando como modelo o meu Samsung, a opção tanto está presente quando se pressiona longamente uma aplicação, no icón "i", ou então no meu Definições - Aplicações - "Aplicação X".

Após aceder às definições da aplicação que queremos, navegamos até à opção "Armazenamento" e "Limpar cache".

E num navegador?

Limpar os dados no navegor torna-se diferente, já que os dados estão vinculados à conta e à aplicação. Desta forma, basta aceder ao nosso navegador, carregar no Histórico e selecionar o que queremos apagar.

A reter

Importa, a esta altura, indicar que a memória cache é diferente da memória relacionada aos nossos dados. Isto é: apagar a memória cache não afetará os nossos dados de utilização!

Partilhar artigo