5 razões para usares o Modo de Programador do Android!

Fica a conhecer uma das funções mais interessantes do Android!
Escrito por António Guimarães e
3 mins de leitura
5 razões para usares o Modo de Programador do Android!
Publicidade
Publicidade

Nos confins das definições do Android existe a opção modo de programador, ou opções de programador. Trata-se de um conjunto de ferramentas úteis que te permite fazer algumas alterações leves ao sistema operativo.

Como o nome indica, este modo foi criado em benefício dos programadores, pois contém opções úteis no desenvolvimento de apps. Seja como for, o modo tem benefícios para todos os utilizadores, dos quais vamos mostrar-te, mas antes vamos aprender a ativá-lo.

Como ativar as opções de programador no Android

  1. Abrir as Definições.
  2. Deslizar até encontrares Acerca do telefone.
  3. Tocar 7 vezes na opção até veres o pop-up "É agora um programador."

Agora que já temos as opções de programador ativas, vamos perceber algumas das suas funções mais úteis.

Root e instalação de outros sistemas operativos

Root é um processo que te permite ter acesso às configurações raiz do sistema operativo. Ter um telemóvel com acesso root permite-te instalar sistemas operativos diferentes, como o LineageOS.

Independentemente do que queiras fazer, o processo de root é sempre iniciado pela ativação das opções de programador. É, no entanto, recomendado apenas a utilizadores avançados. Além disso, é um procedimento que pode anular a garantia do teu equipamento.

Aumentar a velocidade das animações

Caso aches que as animações da interface do Android no teu dispositivo são lentas, podes alterar isso. Podes desativar por completo as animações, diminuir a velocidade ou aumentar, até 10 vezes.

Mexer nesta opção vai fazer com que as animações normais do Android (abertura e transição de apps, por exemplo) fiquem mais lentas ou rápidas. Pode ser útil em dispositivos mais lentos.

Falsificar a localização do GPS no dispositivo

Talvez te encontres numa situação onde queres simular uma localização falsa no GPS. As opções de programador permitem-te fazer isso, em conjunto com uma app compatível como GPS Emulator ou Fake FPS Go Location Spoofer Free.

Pode ser útil em apps que estão bloqueadas em certas partes do mundo, mas atenção. Esta opção não serve de VPN, pois apenas falsifica a tua localização do dispositivo, não dos servidores de acesso à internet.

Melhorar a velocidade de jogos exigentes

Caso tenhas um equipamento topo de gama e queiras melhorias no desempenho em jogos, as opções de programador vão ajudar-te. Ativar a opção Force 4X MSAA pode aumentar a performance em certos jogos.

Contudo, esta dica só resulta em equipamentos com processadores e gráficas topo de gama. Alertamos ainda que ativar a opção vai aumentar o consumo de bateria.

Verificar utilização de memória por aplicação

Se estiveres curioso em saber a quantidade de RAM que cada aplicação consome, basta abrires a opção Memória, no menu de programador. Podes ver, por exemplo, as apps que consumiram mais memória nas últimas 3 horas. É uma espécie de gestor de tarefas do Windows, mas no Android.

Partilhar artigo