O que esperar da Google I/O 2022?

Fizemos um apanhado das novidades esperadas para a conferência da Google que arranca esta quarta-feira (11/05).
Escrito por António Guimarães e
3 mins de leitura
O que esperar da Google I/O 2022?
Publicidade
Publicidade

A Google I/O (In and Out) é a conferência anual onde a gigante das pesquisas apresenta as suas novidades no que toca a software e por vezes hardware também. O evento inicia-se esta quarta-feira, 11 de maio, às 18h (hora de Lisboa).

Pixel Watch pode finalmente tornar-se uma realidade

Os rumores sobre um smartwatch da Google já correm há anos, mas 2022 é provavelmente o ano em que um Pixel Watch se torna realidade. Afinal, já tivemos fugas de informação relativas a especificações, design e até mesmo uma patente registada nos EUA.

Sabe tudo sobre o Pixel Watch no nosso artigo.

Uma foto do alegado Pixel Watch (centro) ao lado de um Apple Watch de 40 mm (esquerda) e um Galaxy Watch de 46 mm (direita)

Esta foto surgiu no Reddit, porque supostamente o protótipo do Pixel Watch foi "perdido" num restaurante por um funcionário da empresa. Seja verdade ou não, a Google irá certamente tirar-nos todas as dúvidas na quarta-feira.

Um Pixel 6a para atacar a gama média

Nos últimos 3 anos, tivemos sempre uma versão mais económica dos smartphones da Google, denominados "Pixel a" com especificações reduzidas em memória e processador. Este ano, os rumores sugerem a chegada de um Google Pixel 6a, para manter a tradição.

Contudo, conforme o 9to5Google, o downgrade de especificações não será no processador, mas na câmara especificamente. Assim sendo, o Google Pixel 6a deverá ser alimentado pelo mesmo processador Tensor da série Pixel 6. A sua câmara principal, no entanto, será de 12 MP em vez dos 50 MP do Pixel 6.

Novos Pixel Buds Pro?

Recentemente, o leaker Jon Prosser afirmou que os Google Pixel Buds Pro estão a caminho em 4 cores distintas. Caso haja verdade neste rumor, é provável que os mesmos sejam apresentados durante a Google I/O.

Atualmente, a Google apenas tem um par de auriculares True Wireless à venda, os Pixel Buds a-Series. Estes foram lançados originalmente como uma versão mais económica dos Pixel Buds, que, entretanto foram descontinuados. Assim sendo, uma versão "Pro" encaixaria bem no catálogo da Google.

Detalhes sobre o Android 13

O Android 13 tecnicamente já foi lançado em Beta, onde podes saber das suas novidades no nosso artigo. Ainda assim, não temos uma ideia completa da nova versão do sistema operativo.

A Google parece querer continuar o trabalho que iniciou no Android 12, com a nova interface Material You. Além disso, continua a oferecer mais controlo ao utilizador sobre que aspetos do sistema operativo as aplicações controlam. É esperado que o Android 13 continue a expandir estes conceitos e mais.

Mais novidades

Além do mencionado, há rumores de que a Google pode lançar um novo monitor inteligente Nest Hub este ano. Contudo, este monitor seria destacável da base e possuiria um ecrã tátil, assemelhando-se a um tablet.

As versões de Android para televisões (Android TV e Google TV) já merecem alguma atenção por parte da Google. Um dos gestores de produto da empresa afirmou em janeiro que novidades estavam a caminho. Suporte a programas de exercício caseiros e videoconferência são algumas das funções esperadas.

Finalmente, podemos ver a Google apresentar novidades no Google Maps, Google Docs ou outras apps, à semelhança do ano passado. A empresa pode ainda surpreender com novos projetos, como fez em 2021, com o Project Starline, uma sala de chat em realidade virtual.

Partilhar artigo