O teu Android não carrega? Tenta estas soluções!

Se o teu equipamento Android não está a carregar, talvez encontres a solução aqui.
Escrito por António Guimarães e
2 mins de leitura
O teu Android não carrega? Tenta estas soluções!
Publicidade
Publicidade

Carregar o telemóvel é uma necessidade diária para a maioria dos utilizadores. Ainda assim, os eletrónicos podem avariar e caso o teu Android deixe de carregar repentinamente, mantém a calma.

Antes de ires a correr para uma loja de reparações, tenta estes métodos gratuitos e caseiros.

Reiniciar o telemóvel

Quando se tratam de equipamentos eletrónicos, por vezes mais vale tentar o clássico reinício. Reiniciar o telemóvel irá fazer o mesmo pela memória e outros componentes-chave do equipamento, além de encerrar todos os processos a decorrer.

Ligar o telemóvel no Safe Mode

Quando inicias o equipamento em Safe Mode ou Modo de Segurança, ele só corre o software de origem, sem aplicações de terceiros instaladas. Se o teu equipamento carregar neste modo, significa que alguma app que instalaste está a interferir com o carregamento.

Na maioria dos equipamentos Android recentes, para entrar no Modo de Segurança deves: pressionar e manter carregado o botão de power até aparecer um menu. Nesse menu, escolhes a opção Modo de Segurança e estará feito. Poderá variar conforme o modelo e fabricante.

Troca de cabo/adaptador/tomada

The digital bouquet
Photo by Lucian Alexe / Unsplash

Cabos defeituosos, tomada avariada ou adaptador estragado podem ser a causa do teu problema. Antes de decidires o que quer que seja, experimenta combinações de cabos e tomadas para carregar o teu equipamento.

Faz despiste de problemas de software

Por vezes, mesmo com o carregador ligado e o ícone de carregamento a aparecer, o telemóvel pode não receber carga. Isto pode ser indicação de um problema de software.

Para tal, aconselhamos a app Ampere. É uma app gratuita simples que te permite ver a quantidade de energia carregada e descarregada. Além disso ainda te dá algumas indicações da saúde da bateria.

Ampere na Google Play Store

Limpa a entrada de carregamento

Como deves imaginar, a entrada de carregamento do teu equipamento acumula sujidade e poeira. Com o tempo, a acumulação de sujidade pode impedir o carregamento correto.

Tenta inspecionar periodicamente a entrada de carregamento e verifica se está obstruída. Utiliza uma lupa e lanterna para melhor visualização. Com algum cuidado, utiliza um palito ou uma ferramenta de ejeção de cartão SIM para limpar as poeiras acumuladas.

Verifica se o equipamento foi danificado por água

Mesmo com os certificados IP que prometem resistência a água nos equipamentos, água e tecnologia não se devem misturar. Se o teu equipamento não carrega e esteve em recente contacto com água, pode ser a razão.

Existem vários métodos para secar um telemóvel desde ar quente de um secador (a uma distância segura) ao famoso método de colocar o equipamento em arroz, para absorver a humidade. Ainda assim, se tudo falhar...

Visita um centro de reparações

Se os métodos caseiros acima não resultaram, então está na hora de levar o equipamento às reparações. Seja pela garantia do revendedor ou por lojas de reparações, o teu equipamento deve ser visto por profissionais.

Partilhar artigo