Olá, Android 13! Conhece as novidades

Desde mudanças na privacidade e mais camadas de personalização, são diversas as melhorias do Android 13. Já disponível nos Google Pixel!
Escrito por Diogo Simões e
4 mins de leitura
Olá, Android 13! Conhece as novidades
Publicidade
Publicidade

Este está a ser um ano diferente para o Android. Não só a Google começou a disponibilizar as versões Preview do Android 13 mais cedo, como a versão final do novo sistema operativo da Google acaba de chegar aos equipamentos Pixel, cerca de um mês mais cedo que em anos anteriores e dois meses mais cedo que o Android 12.

Não será tão grandioso como o Android 13

O Android 12 foi das maiores mudanças para a Google na última década deste sistema, especialmente pelo nível de personalização possível e que, de forma correta, aproxima as diferentes fabricantes e as suas skins. O Android 13 é um refinamento desta nova experiência de utilização introduzida na décima segunda versão do software.

Quais as novas funcionalidades?

Apesar de não termos "aquelas mudanças drásticas", o Android 13 dá-nos uma experiência mais refinada e o objetivo contínuo da Google em dar ao consumidor uma experiência focada na privacidade e segurança.

A Personalização

Existe uma experiência aprimorada do Material You no Android 13. Como? Temos mais tons suportados pelo sistema que, desde o Android 12, a Google obrigou todas as fabricantes a adotarem.

Sabemos ainda que a Google tem ainda mais temas dinâmicos, sendo estes o Tonal Spot, um Vibrant (cores mais vibrantes e expressivas), um Expressive (teremos mais cores extraídas do nosso papel de parede e que torna a experiência mais imersiva) e o Spiritz, com cores mais esbatidas.

Não obstante o refinar e aumento no esquema de cores, a personalização dos ícones será estendida a aplicações fora do ecossistema da Google, dando uma experiência ampla de personalização. Também alvo de mudanças todos os anos é o reprodutor de multimédia, onde uma nova animação e controlos permitem uma ação mais facilitada.

A personalização vai para além de novos esquemas de animação dentro do sistema Android e de cores, mas também à possibilidade do utilizador ter as aplicações num idioma que não o do sistema.

Segurança e Privacidade - Novas permissões para as aplicações

A Google com este Android 13 está a apresentar a permissão para que os utilizadores aceitam, ou não, receber notificações de uma determinada aplicação. Apesar de ser mais um passo na configuração de uma app, dá ao utilizador mais controlo do eventual "lixo virtual" que recebe. Podemos igualmente escolher se a notificação é de caráter prioritário ou silencioso. Infelizmente a Google não irá requerer esta nova API como obrigatória nesta versão.

Ainda neste campo temos novas permissões para uma aplicação aceder a fotografias, vídeos, áudio ou aos três, dando mais opção e restrição ao que o utilizador pode escolher fazer. Isto leva a que a aplicação não aceda a todos os dados do armazenamento interno, sendo mais seguro.

Procura por dispositivos próximos

Em versões passadas do Android, se o utilizador queria pesquisar por dispositivos próximos, usava o Wi-Fi como os dados de localização. Agora, no Android 13, o utilizador pode escolher se quer fornecer a localização, ou não, na procura de dispositivos próximos. É, sem dúvida, um novo reforço na segurança e até na própria poupança de bateria que poderá decorrer de tal facto. Especialmente quando esta procura está, em grande parte dos dispositivos, ativa por defeito.

E os ecrãs de grandes dimensões?

Continuando os esforços de elevar a experiência de tablets Android a níveis de outrora, a Google continua a aprimorar o começado no ano passado com o Android 12L. Isto começa logo por novas experiência de multitasking e com a possibilidade de se copiar e colar conteúdo entre um smartphone e tablet Android.

Também as aplicações Google estão a ser redesenhadas para ecrãs grandes e tantas outras seguirão o mesmo caminho, como o TikTok e o Zoom.

E quando terei o Android 13 no meu equipamento?

Se és utilizador de um Google Pixel, o update já está disponível para download via OTA - mais concretamente nos Google Pixel 4, 4 XL, 4a, 5, 5a, 6a, 6 e 6 Pro. Quanto aos diferentes sabores do Android 13 disponibilizados pelas outras fabricantes, este é um ponto em que devem ser colocados diversos asteriscos devido à desfragmentação do sistema. Porém não deverá tardar até que pelo menos a Samsung, OPPO e OnePlus comecem a disponbilizar as suas versões do Android 13 nos equipamentos topo de gama - costumam ser as marcas mais rápidas a disponibilizar os updates.

Segundo a gigante de Mountain View, até ao final do ano as marcas mencionadas em cima, mais a Asus, HMD (Nokia), iQOO, Motorola, Realme, Sharp, Sony, Tecno, Vivo, Xiaomi e mais devem atualizar os seus equipamentos para a nova versão do software do robot verde.

Partilhar artigo