Review: Interruptor de parede Inteligente SONOFF Switch-M5

E que tal tornares a tua casa um pouquinho mais inteligente? Começa nestes pequeninos passos.
Escrito por Pedro Monteiro e
3 mins de leitura
Review: Interruptor de parede Inteligente SONOFF Switch-M5
Publicidade
Publicidade

Tendo eu comprado uma casa nova há uns meses comecei a sentir necessidade de a moldar numa habitação mais inteligente. Porque senti esta necessidade? Bem, para mim a resposta é simples. Com dois filhos senti que precisava de algo que simplificasse a minha vida doméstica.

Nos últimos meses vi de tudo, até descobri novos produtos, de novas marcas, com funções que não imaginava que pudessem ser transformadas em “smart”.

Algumas das coisas que tenho já vinham da minha antiga habitação, nada de transcendente, umas câmaras de segurança, uns termostatos, e um smartspeaker da Google.

Mostrei alguma resistência em usar o Assistente Google mas acabou por me ajudar, pois dessa forma os meus filhos só têm de dizer as palavras mágicas e voilà podem ver ou ouvir o que querem.

Pensei, na altura: Agora o próximo passo da minha casa é trocar as 20 lâmpadas GU10 que tenho espalhadas pela sala e pelos quartos por algo mais inteligente. Contudo, ao fazer as contas fiquei na dúvida, será que compensa substituir as lâmpadas ou comprar uns interruptores que as transformem em inteligentes?

Fui ver os interruptores e acabei por me apaixonar por uns touch com ligação Wi-Fi. Na realidade não vai ficar mais barato mas não deixei de os procurar.

Sonoff foi uma das marcas que mais me cativou, tendo uma quantidade tremenda de opções e variedade de produtos

Andei a namoriscar os interruptores inteligentes SwichMan Smart Wall Switch-M5, que basicamente satisfazem as minhas necessidades no momento.

Para começar, conectam-se à rede Wi-Fi o que me permite desligar através da aplicação para dispositivos móveis.

Além disso, permite que as luzes que são controladas por esse interruptor sejam também controladas por voz com recurso ao assistente pessoal. Só nesta parte do assistente pessoal temos o suporte ao Assistente Google, Siri da Apple ou a Amazon Alexa, que já abre bastantes portas no mercado para potenciais clientes.

O M5 permite que sejam feitas algumas configurações adicionais para além daquelas que são funções normais de um interruptor comum. Por exemplo, podemos colocar uma agendamento nas luzes para que as mesmas se liguem ou apaguem a determinadas horas. Uma situação ideal para quando vamos de férias, para simular que a casa não está sem ninguém. Ou até mesmo para acordar as crianças de manhã. As palavras mágicas da Google e dizer para acender as luzes do quarto que quero.

O interruptor inteligente M5 possui uns pequenos leds de presença os quais podem ser personalizáveis com a intensidade que queremos. Dessa forma na escuridão conseguimos sempre saber onde estão os botões, para as crianças é fantástico, caso esses leds nos incomodem podemos apagar a luz de presença dos interruptores.

Existem 3 opções de interruptores, uma com apenas 1 botão e vai até aos 3 botões. A cor só é disponibilizada em preto algo que pode ser um entrave mas que com o tempo logo nos habituamos.

Uma outra das vantagens é que a sua colocação pode ser feita por leigos (como eu) que apenas tem de seguir as instruções de instalação que estão no site, sem nunca nos esquecermos que temos de desligar o quadro da eletricidade em casa.

Pode ser adquirido na Amazon Espanhola por 31€.

Partilhar artigo