Samsung Galaxy Buds Pro e Buds 2 Pro: entende as diferenças e semelhanças

Os novos Galaxy Buds 2 Pro chegam ao mercado com algumas alterações face ao modelo original, mas será que compensa comprá-los?
Escrito por Daniel Pinto e
4 mins de leitura
Samsung Galaxy Buds Pro e Buds 2 Pro: entende as diferenças e semelhanças
Publicidade
Publicidade

Os Galaxy Buds Pro foram lançados em janeiro de 2021 e até aqui a marca sul-coreana não tinha anunciado oficialmente um modelo sucessor, algo que mudou recentemente com a realização de mais um evento Unpacked, no início do mês. Com o lançamento dos Galaxy Buds 2 Pro, a Samsung anseia concorrer diretamente com os AirPods Pro da Apple, destacando várias características do dispositivo, entre elas a qualidade de som Hi-fi de 24 bits, o áudio 360 e a autonomia para até 29 horas de reprodução.

Mas será que compensa ao utilizador comum adquirir os novos Galaxy Buds 2 Pro, ao invés da geração anterior? Continua a ler o artigo para entenderes as suas diferenças e semelhanças.

Design e construção

Os Galaxy Buds Pro não usavam as pequenas barbatanas encontradas em alguns Galaxy Buds mais antigos, que ajudavam a fixar o dispositivo nas orelhas. Em vez disso, eles possuíam um design mais arredondado, juntamente com pontas de borracha, e um acabamento brilhante. Com os Galaxy Buds 2 Pro, o aspeto espelhado foi substituído por um acabamento fosco e um design mais arredondado, à semelhança dos Galaxy Buds 2. Os Galaxy Buds 2 Pro são também mais leves (5 gramas cada) e pequenos quando comparados com os originais. A Samsung refere que o design foi renovado para reduzir a rotação do dispositivo dentro dos ouvidos e a pressão do canal auditivo.

Os Galaxy Buds Pro e os Galaxy Buds 2 Pro oferecem a mesma certificação IPX7 para submersão em água até 1 metro durante 30 minutos. Já a dimensão das cases mantem-se idêntica, embora a case dos Buds 2 Pro seja ligeiramente mais leve.

Desempenho e autonomia

Os Galaxy Buds Pro foram os primeiros da série Galaxy Buds a incluir o Cancelamento Ativo de Ruído (ANC). Nos Galaxy Buds 2 Pro, o recurso foi melhorado, o que possibilita aos auriculares monitorizar e eliminar o ruído de fundo externo com maior eficácia. A Samsung promete ainda uma captação de voz em alta definição para a realização de chamadas de áudio ou vídeo, mesmo em condições adversas.

Além disso, os Buds 2 Pro também oferecem som Hi-fi de 24 bits para uma experiência de áudio de qualidade e tecnologia de áudio 360. Os auriculares conectam-se através da tecnologia Bluetooth 5.3, comparativamente com o Bluetooth 5.0 do modelo original.

Já no que concerne à autonomia, estão prometidas até 29 horas de reprodução total com o reforço oferecido pelo estojo dos Samsung Galaxy Buds 2 Pro. A última geração oferece uma autonomia ligeiramente inferior à original no tempo de chamada, embora a autonomia seja idêntica quando falamos de tempo de reprodução de áudio. Com o estojo, a duração da bateria é um pouco mais longa do que nos Galaxy Buds Pro. Resta saber, por exemplo, como se comportam os Galaxy Buds 2 Pro com o recurso de Cancelamento Ativo de Ruído a funcionar.

Os Buds 2 Pro oferecem alguns recursos que não existem nos Buds Pro. Se perderes os teus auriculares, podes encontra-los através do SmartThings da Samsung. Além disso, se comprares uma TV da marca sul-coreana (modelos de 2022), poderás conectar perfeitamente os Buds 2 Pro à TV para obteres o áudio e não incomodares a família.

Importa referir que os Galaxy Buds 2 Pro incluem suporte para o Samsung Scalable Codec para áudio de 24 bits, AAC e SBC e o recurso de troca automática de dispositivos entre dispositivos Samsung Galaxy.

Preço e disponibilidade

Os Galaxy Buds 2 Pro chegam hoje às lojas por 239,90 €, nas cores Zenith Grey, Zenith White e Bora Purple. Este é o preço mais elevado pedido por um produto da série Galaxy Buds até ao momento, mas ainda assim mais barato que o preço sugerido dos Apple AirPods Pro.

Compensa adquirir os Galaxy Buds 2 Pro?

Existem vários fatores a ter em conta na hora de comprar os auriculares como a qualidade do som, a duração da bateria e o conjunto de recursos que cada geração apresenta. Contudo, os Galaxy Buds 2 Pro aparentam ser uma sólida atualização face ao modelo anterior.

Aumentar o preço de lançamento dos Buds 2 Pro parece-nos uma estratégia agressiva por parte da fabricante, mas que pode ser justificada com as melhorias que a Samsung realizou, tais como: diminuição do tamanho e peso do dispositivo, lançamento de novos recursos e renovação do design (que resolve alguns dos problemas de ajuste do modelo original).

Aconselhamos, contudo, a verificares os auriculares Bluetooth da concorrência, a não ser que estejas realmente interessado(a) em ampliar o ecossistema de produtos Samsung e usar os recursos exclusivos da marca.

Se utilizas auriculares da série Galaxy Buds, deixa-nos a tua opinião na secção de comentários.

Partilhar artigo