Samsung Galaxy Watch 5 e Watch 5 Pro: principais diferenças e semelhanças

A Samsung implementou diversas melhorias e funcionalidades na sua nova série de smartwatches.
Escrito por Daniel Pinto e
3 mins de leitura
Samsung Galaxy Watch 5 e Watch 5 Pro: principais diferenças e semelhanças
Publicidade
Publicidade

A Samsung apresentou recentemente dois novos relógios inteligentes, o Galaxy Watch 5 e o Galaxy Watch 5 Pro, durante o evento Galaxy Unpacked 2022. Os dois dispositivos partilham o mesmo ADN, mas apresentam várias diferenças que podem ser significativas na hora de optar por um deles. Segundo a fabricante, os Galaxy Watch 5 têm como principal objetivo “moldar os hábitos de saúde e bem-estar dos utilizadores com perceções intuitivas, características avançadas e novas funcionalidades”. Vamos conhecê-los melhor?

Design e construção

O Galaxy Watch 5 está disponível no mercado global em dois tamanhos (40 mm e 44 mm), enquanto o Galaxy Watch 5 Pro está disponível apenas na configuração de 45 mm. Além das diferenças óbvias de tamanho, os modelos não apresentam o aro giratório. O Galaxy Watch 5 Pro possui uma moldura côncava (fixa) mais espessa – quando comparada com os modelos anteriores – um elemento que pode ser considerado mais estético do que funcional.

Embora os dois relógios possuam proteção de ecrã em cristal de safira (1,6 vezes mais resistente a riscos), apenas a versão Pro possui um corpo de titânio.

Desempenho e autonomia

As diferenças não são tão evidentes ao nível da performance, uma vez que ambos os aparelhos são alimentados pelo chipset Exynos W920 de 5 nm, 1,5 GB de RAM e 16 GB de armazenamento. Tanto o Galaxy Watch 5 como o Galaxy Watch 5 Pro executam, aquando o lançamento, o One UI Watch 4.5, baseado no Wear OS 3.5.

O desempenho deverá ser semelhante nas duas versões, mas a bateria distingue-os. O Galaxy Watch 5 Pro possui uma bateria maior, de 590 mAh, enquanto os modelos de 40 mm e 44 mm do Galaxy Watch 5 possuem baterias de 284 mAh e 410 mAh, respetivamente.

O Galaxy Watch 5 Pro deve oferecer, segundo a marca, até 80 horas de uso com uma única carga. Importa frisar que a duração da bateria nos smartwatches Samsung é uma das principais críticas apontadas pelos consumidores. A Samsung parece estar atenta às fragilidades do produto, procurando estabelecer e elevar cada vez mais os padrões.

Recursos exclusivos de saúde

Os novos smartwatches da Samsung vêm equipados com um sistema de sensores melhorado, que permite uma monitorização aprofundada e a apresentação mais pormenorizada dos dados fisiológicos. Os dispositivos apresentam recursos de saúde melhorados como monitorização e treinamento do sono, com relatórios de análise, pontuações e missões diárias. Com uma área de superfície e contacto mais direto com o pulso, os novos relógios conseguem rastrear com mais precisão as métricas de saúde e monitorizar, por exemplo, a frequência cardíaca, a pressão arterial e os níveis de oxigénio no sangue.

O inovador Sensor BioActive da Samsung, introduzido na série Galaxy Watch 4, trabalha em simultâneo com os restantes sensores para analisar e registar as informações e proporcionar ao utilizador uma compreensão do seu bem-estar. Nomeadamente os dados cruzados do sensor de frequência cardíaca, eletrocardiograma e índices de massa corporal.

Apesar deste trio, uma das novidades da nova série de relógios da Samsung é o sensor para medição da temperatura corporal.

No entanto, o Galaxy Watch 5 Pro recebe três funcionalidades exclusivas do Samsung Health: Route Workout com suporte para exportação e importação de arquivos GPX, direções intuitivas para caminhadas ou atividades de ciclismo (e possibilidade de as partilhar com outros amantes da prática desportiva) e o Track Back, que dá indicações ao utilizador sobre o caminho que percorreu.

Preço e disponibilidade

O Galaxy Watch 5 e o Galaxy Watch 5 Pro já estão disponíveis para pré-compra em Portugal e podem ser adquiridos em loja a partir do dia 26 de agosto.

O Galaxy Watch 5 tem um preço a começar nos 289 euros (versão Bluetooth). O Galaxy Watch 5 Pro está disponível a partir de 419 euros (versão Bluetooth). Ambos os relógios têm disponíveis para compra variantes Cellular (com suporte a ligação a dados de operadora) que saem mais caro que os relógios só com Bluetooth.

O que achaste das especificações destes dois smartwatches e das alterações face aos modelos anteriores? Deixa-nos a tua opinião na secção de comentários.

Partilhar artigo