Capturas de ecrã no Instagram: quem vai saber?

Há maneira de saber quando tiras capturas de ecrã num Story, publicação ou mensagem? Vem descobrir!
Escrito por António Guimarães e
1 min de leitura
Capturas de ecrã no Instagram: quem vai saber?
Photo by Erik Lucatero / Unsplash
Publicidade
Publicidade

Certamente já te passou esta pergunta pela cabeça ou já a viste em vários formatos na internet: será que os outros conseguem ver quando eu tiro capturas de ecrã no Instagram?

Por exemplo, se tirares uma captura de ecrã de um Story, publicação ou mensagem, provavelmente ficaste a pensar se a pessoa vai receber uma notificação, revelando a tua captura de ecrã.

Afinal, o Instagram avisa se alguém tirar uma captura de ecrã?

A resposta curta é sim, mas apenas numa situação específica: se estiverem a conversar com o Vanish Mode, ou Modo Temporário. Este é um modo onde todas as mensagens enviadas e recebidas serão apagadas assim que são lidas. Só funciona entre duas pessoas, não em grupo.

Exemplo de uma captura de ecrã tirada durante o Modo Temporário (Vanish Mode)

Assim sendo, caso estejas a conversar com alguém com este modo ativo e tirares uma captura de ecrã para guardar as mensagens, a pessoa será notificada. Afinal, este é um modo de privacidade cuja intenção é poder enviar mensagens temporárias, sem rasto.

Em que outras situações o Instagram notifica utilizadores de capturas de ecrã

Em 2018, o Instagram testou temporariamente as notificações para capturas de ecrã em Stories. Este teste não durou muito tempo, mas foi o suficiente para fazer vários utilizadores acreditar que a função persiste.

Atualmente, tirar uma captura de ecrã de um Story não ativa nenhuma notificação.

Então, posso tirar capturas de ecrã à vontade?

Sim, tirando o exemplo mencionado, o Instagram permite-te tirar capturas de ecrã de todos os conteúdos, sem conhecimento dos outros utilizadores. Ainda assim, apelamos para o bom senso e respeites o conteúdo alheio, bem como conversas e ficheiros que provavelmente a maioria deseja manter privado.

Partilhar artigo