Uma Google I/O em cheio! Pixel 7, Android 13, Pixel Watch e mais

A Google não só apresentou as novidades do Android 13, como surpreendeu a comunidade tecnológica ao mostrar os seus produtos e planos até 2023.

A Google I/O 2022, conferência anual da Google destinada aos programadores, regressou esta tarde em grande ao anfiteatro Shoreline, em Mountain View, Califórnia. E que apresentação repleta de novidades! A gigante das pesquisas conseguiu manter grande parte delas em segredo, principalmente no que a hardware diz respeito. Neste artigo resumimos as principais novidades desta I/O 2022. Vamos conhecê-las?

Android 13

Seguindo parte do que já contávamos e já demos a conhecer deste sistema, a Google começou por anunciar várias funcionalidades a caminho das suas aplicações. O destaque foi para o Google Maps e intitulada de Vista Imersiva. Uma melhoria que muda a forma como vemos as cidades do planeta, através de imagens renderizadas digitalmente.

Android 13 chegará no final do verão.

Outra novidade, e que segue a filosofia de uma experiência conectada entre dispositivos, é o lançamento da nova Google Wallet, uma aplicação que reúne as versões digitais dos nossos cartões de pagamento, cartão de identidade, carta de condução, certificado de vacinas, entre outros. A nova Google Wallet será lançada durante as próximas semanas, para dispositivos Android e Wear OS.

0:00
/

No que toca à experiência Android em si, a empresa demonstrou como a 13ª versão do seu sistema operativo se apresenta como um refinamento. As novidades dizem respeito a novas permissões de notificações, onde o utilizador escolhe se quer ou não receber notificações de uma determinada aplicação e uma personalização mais refinada, onde nos dispositivos Pixel mais ícones poderão ser personalizados e mais cores estarão disponíveis na hora de aplicar um wallpaper.

Android 13 traz ainda mais opções de personalização.

Aqui encontra-se uma outra novidade e que vai ao encontro das necessidades e preferências dos utilizadores, onde se torna possível ter uma aplicação num idioma diferente do idioma de sistema. Ainda ligado às aplicações encontramos uma nova API que garante mais privacidade ao bloquear o acesso de uma aplicação a todas as fotografias ou vídeos do utilizador e somente àquelas que este escolher. Ainda no campo da privacidade não será mais preciso usar o GPS como localização e o utilizador poderá optar somente pelo uso de Wi-Fi.

Por último temos ainda suporte nativo no Android ao Bluetooth Low Energy e que deverá consumir menos 10% de bateria comparativamente aos métodos existentes.

Foi ainda anunciado que o programa beta do Android 13 estará disponível nos dispositivos Pixel 6, 6 Pro, Pixel 5a e 5, gama Pixel 4 e outros aparelhos de fabricantes como a OnePlus, Asus, Oppo ou a Realme.

Pixel 6a

O novo Pixel 6a na cor verde menta.

O novo Pixel 6a foi o primeiro anúncio de hardware da Google I/O 2022. Ele chega com um ecrã OLED de 6,1 polegadas, resolução Full HD+ e taxa de atualização de 60 Hz. O novo dispositivo apresenta uma proteção de ecrã Gorilla Glass 3 e, à semelhança de outros modelos da marca, inclui um sensor de impressão digital no ecrã.

A nível do desempenho, o Pixel 6a é alimentado pelo chip Google Tensor, que integra os Pixel 6 e Pixel 6 Pro. Este SoC possibilita a exploração melhorada das capacidades da IA e do software concebido para o Android. Desta forma, será possível editar imagens de forma única e reconhecer texto em tempo real.

Google Pixel 6a vem equipado do processador Google Tensor.

O setup fotográfico é formado por duas câmaras principais de 12 MP, uma grande angular e outra ultra grande angular. A câmara frontal é de 8 MP. No que diz respeito a vídeo, o utilizador poderá gravar até 4K a 60 FPS nas câmaras traseiras, ou 1080p a 30FPS no sensor frontal. A câmara do Pixel 6a terá também funcionalidades como o “Magic Eraser, “Real Tone” e “Face Unblur”.

Para garantir uma boa autonomia, o Pixel 6a será vendido com uma bateria de 4306mAh (com carregamento rápido) que, segundo a Google, permite utilizar o smartphone durante 24 horas ou até 72h no modo Ultra poupança de bateria.

O Pixel 6a chega às lojas por 459€ em três cores e poderá ser pré-encomendado a partir do dia 21 de julho. Não há indicação de disponibilidade do Pixel 6a no mercado Português.

Pixel Watch

Pixel Watch será lançado no outono de 2022.

Depois de vários rumores apontarem para o lançamento de um novo smartwatch, a Google atendeu às expectativas e apresentou oficialmente o Pixel Watch. Este wearable vai trazer instalado o Wear OS 3 e foi desenhado para ser usado de forma tátil ou através de comandos de voz, podendo executar diferentes tarefas como fazer pagamentos ou solicitar informações ao Assistente. A Google revelou também que diversas funcionalidades de fitness serão incluídas neste dispositivo através da integração profunda com o Fitbit.

O Pixel Watch será lançado no outono, com várias braceletes personalizáveis. Durante os próximos meses a fabricante promete partilhar mais informações acerca deste smartwatch.

Mas há mais... Pixel 7, Pixel Tablet e Pixel Buds Pro

O novo portfólio de produtos Pixel apresentado na Google I/O 2022.

Foram ainda anunciados os auriculares Pixel Buds Pro e pré-anunciados os próximos flagships Pixel 7 e o novíssimo Pixel Tablet que só chegará em 2023.

A Google não revelou muitos detalhes sobre os Pixel 7 nem sobre o Pixel Tablet. Sobre o Pixel 7 sabemos que trará um novo sistema de câmaras e o chip Google Tensor de segunda geração, que trará ainda mais desempenho em operações de IA e melhorias no processamento de imagens. A linha será lançada no outono nas versões standard e Pro, com Android 13 instalado de fábrica.

Pixel Buds Pro chega ao mercado Europeu este verão.

Relativamente aos Pixel Buds Pro, a fabricante revelou que os auriculares chegam com cancelamento ativo de ruído, para que o utilizador não seja distraído enquanto está a ouvir música. No que à autonomia diz respeito, eles oferecem até 11 horas de utilização e contam com funcionalidades de ponta, como suporte a áudio espacial ou modo transparência, que amplifica o ambiente envolvente enquanto ouves música. Os novos Pixel Buds Pro estarão disponíveis para compra este verão por 219€. Não há indicação de disponibilidade para nenhum destes produtos no nosso mercado.