A Google vai melhorar os tablets com o Android 13! Sabe como

A Google está a trabalhar em formas de melhorar a experiência no Android 13 em tablets.
Escrito por António Guimarães e
3 mins de leitura
A Google vai melhorar os tablets com o Android 13! Sabe como
Publicidade
Publicidade

Android em tablets sempre foi considerado nada mais que uma cópia do sistema operativo em ponto maior. No entanto, a Google parece ter assumido um compromisso de tornar o Android 13 como um iPadOS ou ChromeOS, de forma a aproveitar ao máximo o tamanho de ecrã.

Vamos ver de que formas a Google pretende melhorar a experiência em tablets com o Android 13. É importante salientar que estas mudanças certamente chegarão ao Pixel Tablet, mas não é garantido para tablets de outras fabricantes.

Suporte ao Split-Screen

Em 2021 a Google apresentou o Android 12L, uma versão do sistema operativo otimizada para ecrãs maiores, neste caso tablets. Essa mesma intenção irá manter-se no Android 13, com o suporte melhorado ao split-screen ou duas apps no ecrã em simultâneo.

A verdade é que esta função já existe desde o Android 7 Nougat, mas a Google parece ter decidido dar uma nova vida à função.

Durante a visualização de duas apps, temos uma barra de tarefas em baixo que te permite arrastar e colocar as apps que quiseres no ecrã.

Afinal, de que serve um tablet com Android se não puder exibir duas ou mais aplicações em simultâneo? Durante muitos anos, o Android em tablets foi simplesmente uma versão maior do que em smartphones e em muitos aspetos, continua a ser.

A Samsung, por exemplo, tem lutado contra essa tendência com o seu OneUI ou até mesmo o Samsung Dex, que permite a ligação do tablet a um monitor externo, para maior produtividade.

Função de Drag and Drop melhorada

Durante a Google I/O 2022, foi dado um exemplo de uma foto do Google Photos a ser arrastada para um rascunho de email no Gmail. Desta forma, no Android 13 será possível arrastar ou copiar e colar elementos de uma app para a outra.

Alterações na barra de notificações

Até agora, a barra de notificações num tablet Android é simplesmente uma versão maior da que já aparece nos telemóveis, o que não faz sentido. No Android 13, a barra de notificações em tablets passará a ter duas colunas.

Do lado esquerdo do ecrã, teremos o menu de Definições Rápidas, onde o utilizador tem acesso aos habituais botões de Wi-Fi, Bluetooth, Localização e outros. Do lado direito temos as notificações.

Uma barra de tarefas permanente

Como é evidente em sistemas operativos de computador como Windows e Mac, uma barra de tarefas é uma peça essencial às multi tarefas e falta no Android nativo.

À semelhança do ChromeOS, a Google vai ter uma barra de tarefas permanente para tablets no Android 13.

Otimização de aplicações para ecrãs maiores

Esta é a mudança visual mais significante no Android 13 para tablets. A Google vai alterar 20 das suas aplicações para se adaptarem a ecrãs maiores. Por exemplo, no Google Maps, o mapa será mostrado no lado direito, com a informação do lado esquerdo. A app Mensagens terá duas colunas com as conversas à esquerda e a conversa aberta à direita.

Rumores indicam que a Google vai alterar o aspeto da Google Play Store em tablets, para usufruir dos ecrãs maiores. A Google também trabalha com empresas de terceiros para melhorar apps não Google, como o Facebook, Canva e muito mais.

Partilhar artigo